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sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CIDADANIA E DEMOCRACIA

Uma sociedade democrática só sobrevive se seus cidadãos forem educados na convivência das diferenças culturais, étnicas, religiosas... A educação está no nosso fazer diário, na vida em família, no trabalho, na escola, na creche. Em cada um desses lugares e momentos, devemos ter a capacidade de ensinar e aprender, seja com outros adultos, seja com outras crianças. Estamos educando quando convivemos com a diversidade das relações entre as pessoas, das criações de nossa cultura, dos conhecimentos que nela são produzidos. As crianças são educadas assim quando procuramos criar na creche um espaço onde os direitos da criança-cidadã são tomados como referência, onde a cultura das famílias e dos profissionais que nela atuam está presente na construção de seu projeto de trabalho. Quando a criança é respeitada e valorizada nas diferenças do seu modo de ser e do seu momento de desenvolvimento.

A creche, como primeira etapa da educação básica, constitui um espaço de educação, quando pais e profissionais entendem que o processo de desenvolvimento de uma criança, envolve cuidados com a saúde, nutrição e higiene, além das aprendizagens que ela realiza nas interações com os adultos, com as outras crianças e os objetos presentes do meio físico e social.

Quando esses profissionais e as famílias têm clara a diferença de seus papéis, vendo a creche como uma ação complementar, e não substituta à da família, compreendem o significado e o valor do trabalho com as crianças e cooperam entre si. A partir dessas premissas, criam-se condições para um relacionamento de confiança e respeito em que a criança vai encontrar espaço para crescer, aprender e se desenvolver.

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